O efeito contrário das Frases Motivacionais

Todos os dias quando abro minhas redes sociais sou soterrada por frases e imagens motivacionais que vem de todos os lugares, de todo tipo de perfil, e que variam de temas sobre emagrecimento, força de vontade, alcance de objetivos, enriquecimento, beleza, etc.

Elas estão na internet, em jornais, revistas, propagandas, empresas (onde geralmente vem devidamente enquadradas e alinhadas, uma ao lado da outra), sachês de açúcar, papéis de bala, enfim… elas estão por toda parte e nos atingem por todas as vias de comunicação possíveis.

Essa disseminação ganha ainda mais força nas redes sociais, especialmente porque compartilhar frases motivacionais nesses locais sugere que a pessoa seja sábia, inteligente e atenciosa com outras pessoas.

Não tenho nada contra frases e imagens motivacionais, anos atrás quando elas começaram a ganhar força, eu lia todas que apareciam na minha frente, sentia como se elas me transmitissem uma sensação de bem-estar, de conforto comigo mesma, podemos até dizer que isso gerava uma sensação de “motivação”.  E expresso-me dessa forma pois, pessoalmente, encaro a questão da motivação, em si, como algo que vai muito além do bem-estar momentâneo proporcionado pela leitura de 5 palavras em uma tira de papel que foi retirado de dentro de um biscoito.

Após estudar sobre o assunto, a melhor definição de “motivação” que encontrei a descreve como a soma de fatores internos e/ou externos que impulsionam o indivíduo a permanecer interessado e energizado, ativando comportamentos direcionados a algo que queira alcançar, como um projeto, uma meta, um resultado.

Assim, as pessoas podem ser motivadas por:

Fatores Intrínsecos – ex. estudar muito para passar no vestibular, pois você ama medicina e quer muito ser um médico no futuro; e

Fatores Extrínsecos – ex. estudar muito para passar no vestibular porque você quer garantir bons salários no futuro e deixar seus pais orgulhosos.

É claro que a questão da motivação é muito mais complexa do que essa breve descrição – pois envolve forças biológicas, emocionais, sociais e cognitivas – mas o ponto neste caso é entender se as frases motivacionais realmente funcionam e de que forma elas afetam as pessoas.

Ocorre que não existe nenhuma pesquisa confiável que comprove que a motivação e o sucesso de alguém sejam resultado da leitura de um cartaz bem-intencionado pendurado estrategicamente no túnel do metrô. Além disso, a própria forma que o interlocutor as recebe e interpreta é completamente individual, ou seja, elas geram um estímulo diferente em cada um.

Sendo, portanto, praticamente impossível saber em quais momentos essas frases afetam mais as pessoas e que tipo de impacto geram, os ambientes são inundados com elas sempre que possível.

Eu acho super válido dividir com outros algo que foi útil para você, mas vá com calma, pois até o mais forte e vívido dos estímulos perde seu efeito quando sofre saturação. E é por essa razão que, hoje em dia, em grande parte dos casos, mesmo que uma pessoa receba uma mensagem que possa beneficiá-la, ela provavelmente irá ignorá-la.

Se você realmente gostaria de mostrar ao mundo que está em contato com seus sentimentos, que busca desenvolvimento, e que é uma pessoa sábia, inteligente e atenciosa, comece adotando ações – sim, movimente-se, faça, tome decisões – que realmente a farão chegar onde quer chegar e ser a pessoa que deseja ser. Afinal, o ser humano aprende pelo exemplo e apenas muda seus hábitos colocando a mão na massa.

Infelizmente, apenas ler, sentir-se bem, e não tomar qualquer atitude, por menor que seja, continuará sendo apenas um ciclo de encorajamento.

Quais são, afinal, os planos de ação que o levarão ao alcance da sua meta?

Deixe um comentário