3 técnicas de Inteligência Social que me ajudaram a fortalecer meus relacionamentos – e podem te ajudar também

Não importa se você acabou de mudar de empresa, se está em uma reunião com novos clientes, se é o primeiro dos seus amigos a chegar em uma festa ou se terá de enfrentar 4 dias de congresso sozinho pela frente. Independentemente de ser mais fácil para alguns ou mais difícil para outros, nós estamos constantemente nos relacionando com desconhecidos.

A sensação muitas vezes é estranha.

Você fala alguma coisa e espera apreensivamente para ver como o outro irá reagir, fica pensando se ter tocado em determinado assunto maculou sua imagem, torce para que aquela conversa não seja um completo fiasco e para que o outro não perceba seu nervosismo através das manchas vermelhas que costumam aparecer na sua pele.

A Inteligência Social é a capacidade que temos de avaliar e influenciar as emoções e relacionamentos interpessoais. Ela nos ajuda a quebrar o gelo no momento de uma abordagem e possibilita que pessoas e organizações fortaleçam a confiança entre si.

Contudo, a inteligência social costuma esbarrar nos famosos – e perigosos – erros de julgamento, também conhecidos como vieses cognitivos, que funcionam como pontos cegos quando se trata de relacionamentos.

Se pararmos para pensar que formamos uma imagem da pessoa nos primeiros 30 segundos em que a vemos, é muito importante lembrar de não nos deixarmos levar pelos primeiros pensamentos que cruzam a nossa mente.

Para evitar desperdiçar oportunidades e gerar animosidades injustificadas, podemos usar estratégias cientificamente comprovadas para conseguirmos identificar os nossos pontos cegos e superá-los. Veja algumas dicas:

ESCUTA EMPÁTICA

Quando as pessoas se comunicam com você, é necessário prestar atenção no que elas querem dizer e não apenas no que dizem. A empatia é a habilidade de entender o que as outras pessoas estão sentindo.

Por isso, não se concentre apenas nas palavras que escuta, mas também no tom de voz e nos movimentos corporais. Isso amplia a nossa capacidade de compreender o que o outro realmente quer dizer.

A escuta empática vai muito além do combo “sorriso, olho no olho, braços abertos e movimentos de concordância com a cabeça”.

Não se preocupe em se certificar se você está demonstrando empatia e interesse pelo outro, isso apenas desvia o seu foco do que realmente importa naquele momento: escutar ativamente de forma genuína.

ESPELHAMENTO

Reformular o que o outro está lhe dizendo, com suas próprias palavras, não apenas te ajuda a esclarecer se você efetivamente entendeu a mensagem, como demonstra ao outro que você está realmente ouvindo o que ele tem a dizer e dá a ele a chance de corrigir a informação se estiver errada.

Ex. “Então, você está dizendo que ________. Isso está certo?

Tente também utilizar os mesmos termos que o interlocutor utiliza, e espelhe seu tom e postura. Se ele está sendo formal, por exemplo, seja também.

Mas não tenha pressa, isso não precisa acontecer imediatamente, observe e se conecte gradualmente para construir um ambiente não ameaçador.

RAPPORT

O rapport estabelece a confiança entre você e a outra parte, criando um contexto de compreensão e harmonia, facilita a comunicação e consolida a conexão.

Para estabelecer rapport, você precisa ajudar o outro a sentir que você está do lado dele e que vocês estão na mesma sintonia. Para isso, esteja preparado e sem precisar declarar explicitamente, atente-se ao seguinte:

a. Expresse compaixão e cuidado em relação às emoções do outro;

b. Encontre pontos em comum entre seus objetivos e valores;

c. Use o humor – e não o sarcasmo ou ironia – quando pertinente, para ajudar a tirar o outro da defensiva.

Mudar o mindset de “eu sei tudo e não me importo com ninguém” para “eu posso efetivamente aprender algo novo ao conhecer melhor a outra pessoa” é essencial quando falamos sobre construir relacionamentos interpessoais duradouros.

E é também, definitivamente, uma das iniciativas relacionadas à inteligência social em que devemos investir pois, quando executada corretamente, confere mais confiança para nos comunicarmos abertamente a qualquer momento e se traduz em recompensas de curto, médio e longo prazo.